Trabalhar com propósito deixará de ser um luxo!

 

Por muito tempo, trabalhar significava fazer algo para ganhar dinheiro, para pagar as contas. Pensar em vivenciar seus valores e seu propósito no trabalho, buscar paixão e felicidade naquilo que faz, trabalhar em um ambiente de trabalho que propiciasse crescimento profissional e pessoal, parecia uma utopia para uns e até mesmo um luxo desnecessário para outros.

Esse pensamento permeava a mente de empregados e empregadores. De um lado as empresas buscavam criar o pacote de benefícios financeiros mais atrativo e do outro, a força de trabalho buscava apenas por oportunidades de construir uma carreira e ter uma boa remuneração.

Mas essa relação simplista de trocar trabalho por dinheiro está com seus dias contatos.

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte…

A antiga forma de pensar que afirmava ser possível separar totalmente o trabalho da vida pessoal e que posicionava o trabalho apenas como “trabalho”, jamais podendo ser algo prazeroso ou muito menos divertido, começou a perder força.

De um lado as empresas começaram a entender que engajamento gera produtividade. Que a qualidade do ambiente de trabalho, da liderança e das relações, retém talentos. Que ter uma visão e um propósito claros e bem definidos, atrai os melhores profissionais e também novos clientes.

Tecnologia

Aliada a essas novas percepções, a tecnologia está mudando a forma como podemos ganhar dinheiro e também está transformando a maneira como a força de trabalho pensa sobre trabalho. A tecnologia aproxima as pessoas e cria propósito.

Estamos vivendo a evolução da empregabilidade, por muito tempo as empresas empregavam as pessoas como se elas fossem commodities, hoje elas entendem o valor de ter pessoas comprometidas, engajadas e talentosas nas equipes.

Milleniuns – uma geração com propósito!

As empresas que entenderem o valor do propósito, sairão na frente no recrutamento dos melhores talentos e na atração de clientes fiéis e engajados com a marca.

De acordo com um estudo feito pela Deloitte em 2013, colaboradores das empresas (não apenas o Milleniuns) acreditam que a maior responsabilidade de uma empresa é gerar produtos e serviços que gerem impacto positivo para a sociedade.

A geração de Milleniuns cresceu acreditando que eles podem ser o que eles quiserem ser e não irão se contentar com uma vida nada menos que: “significativa”.

Eles destruíram a linha que separava o desenvolvimento profissional e pessoal. Utilizam as mídias sociais para deliberadamente destacarem a sua individualidade e procuram ferozmente conciliar seus valores pessoais com o trabalho.

Possuem um forte desejo de servir aos outros e a sociedade como um todo através do seu trabalho. As empresas precisarão se adequar para oferecer essas oportunidades de realização pessoal e profissional para seus colaboradores.

Escalando a Pirâmide

Houve uma escalada nas necessidades da pirâmide de Maslow, uma vez que todas as nossas necessidades são facilmente atendidas e não temos que nos preocupar tanto com isso, nós agora desejamos transcender nossas próprias necessidades e priorizar as necessidades de toda a sociedade e das futuras gerações, procurando por mais conexões e auto-expressão em nossas vidas e trabalho.

Estamos lidando com uma força de trabalho muito mais empreendedora, ambiciosa e orientada para o social. Como atrair e reter esses talentos conhecidos como a geração do propósito?

Essa é uma geração reconhecida por seu desejo de fazer a diferença, crescer e compartilhar suas paixões com o mundo, se as empresas não oferecerem essas oportunidades, desde o momento do recrutamento e durante toda a jornada desses jovens nas empresas, eles não conseguirão se engajar e ver significado no trabalho que estão realizando.

Uma nova geração de profissionais, um novo mercado consumidor e uma nova economia que valoriza o propósito, pedem novas maneiras de recrutar e desenvolver potenciais.

Como a sua empresa está se reagindo a essas mudanças?

 

Anúncios

Um comentário sobre “Trabalhar com propósito deixará de ser um luxo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s