Sentimento de Dono

Essa semana fiquei imersa na construção de um novo material para um workshop muito especial para profissionais da área da saúde. O objetivo do workshop é ajudar esses profissionais a conquistarem os melhores resultados em seu trabalho e ele recebeu o nome de: Sentimento de Dono – pensar e agir como dono.

Como o conteúdo é aplicável para qualquer profissional e até mesmo para a nossa vida pessoal, me senti na obrigação de compartilhar um pouquinho com vocês.

Ter Sentimento de Dono significa assumir a postura de sempre fazer o que for necessário para conquistar os resultados esperados (pelo seu líder, pela organização, pelos seus colegas e por você mesmo), mesmo que isso signifique ter que fazer um pouco a mais.

Algumas pessoas irão chamar esse tipo de postura de Protagonismo, outras utilizarão a palavra em inglês – Accountability. Independente do termo que utilizarmos, o mais importante é valorizar e estimular esse comportamento que é extremamente benéfico para os indivíduos, as organizações e a sociedade como um todo.

As pessoas que vivem e trabalham com Sentimento de Dono, isto é, assumindo a responsabilidade por suas escolhas, por aquilo que fazem, pelo que deixam de fazer e por seus comportamentos, se posicionam como donos de suas vidas, isto é, protagonistas e não espectadores de suas histórias.

Ter Sentimento de Dono significa pensar e agir como se fossemos donos da empresa em que trabalhamos. Mas vale lembrar, que essa competência não influencia apenas na nossa esfera profissional, ela também está presente na nossa esfera pessoal.

Ao desenvolver o Sentimento de Dono passamos por 4 estágios. Abaixo uma breve explicação de cada um dos estágios e uma sugestão de exercício para você começar a desenvolver em si mesmo, na sua família ou na sua equipe o Sentimento de Dono.

  1. ACREDITAR

O primeiro passo para mudarmos a nossa forma de pensar e agir é acreditarmos que é possível fazer diferente e que isso vale a pena.

Agora reflita:

  • O que me impede de acreditar que vale a pena e é possível pensar e agir como dono?
  • O que passarei a fazer para que eu possa acreditar?

 

  1. ESTADO DE ALERTA

Não basta acreditar se não aproveitarmos as oportunidades do dia a dia para colocar o Sentimento de Dono em prática. Precisamos identificar quais são os momentos em que nos colocamos como vítima ou damos desculpas e os momentos em que assumimos a responsabilidade e geramos resultados.

Pedir feedback para nossos líderes e parceiros é uma ótima forma de manter nosso estado de alerta ligado.

Agora reflita:

  • Quando eu costume me colocar como vítima ou dar desculpas?
  • Quando eu costumo assumir a responsabilidade?
  • O que posso passar a fazer para manter meu estado de alerta ligado?
  1. FAZER DIFERENTE

Depois que percebemos as oportunidades de colocar em prática o Sentimento de Dono é preciso passar a agir diferente, sempre fazendo o nosso melhor, buscando agir com excelência em tudo que fazemos. Nessa etapa conseguiremos perceber os resultados da nossa mudança e nos avaliar, buscando sempre aprimorar a nossa capacidade de pensar e agir como donos.

Agora reflita:

  • O que passarei a fazer de diferente?
  • Quais são os resultados esperados?

 

  1. CELEBRAR E PROPAGAR

Uma vez que identificamos a nossa mudança e os resultados gerados por ela, precisamos celebrar as nossos conquistas e valorizar os nosso esforços. Além de celebrar é preciso propagar, sendo exemplo de uma nova atitude frente aos desafios do dia a dia e influenciando outras pessoas a também pensarem e agirem dessa forma.

Agora reflita:

  • Como posso celebrar minhas conquistas?
  • Como posso ser exemplo e influenciar outras pessoas?
Anúncios

2 comentários sobre “Sentimento de Dono

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s