Aprender é um esporte colaborativo!

A aprendizagem colaborativa ou cooperativa é um método que tem como base a visão de que o conhecimento é construído socialmente e se baseia em 5 princípios básicos:

  1. Foco no participante: o participante está no centro de todo processo, ele é o personagem mais importante. Seu bem-estar e necessidades devem vir em primeiro lugar.
  2. Foco nas interações: a aula ou treinamento deve ser estruturada priorizando as interações e trocas de experiências entre as pessoas.
  3. Foco no fazer: o aprender fazendo deve ser uma prioridade.
  4. Foco no grupo: a maior parte do fazer deve ser em grupo, permitindo que um participante ensine o outro e que eles descubram juntos as soluções.
  5. Foco em problemas reais: os exercícios e atividades devem focar na resolução de problemas e situações reais do dia a dia dos participantes, demonstrando a aplicabilidade do conteúdo.

Pesquisas mostram que experiências educacionais que são ativas, sociais, contextuais e dirigidas pelos participantes levam a um aprendizado mais profundo. Os benefícios da aprendizagem colaborativa incluem:

  1. Desenvolver um nível mais elevado de pensamento, uma vez que os participantes precisam elaborar seus argumentos e apresentá-los uns para os outros.
  2. Desenvolver a comunicação verbal, pois durante grande parte do treinamento os participantes estão apresentando suas ideias uns para os outros.
  3. Desenvolver o autogerenciamento, são os próprios participantes que gerenciam seu tempo e participação nas atividades e discussões.
  4. Desenvolver habilidades de liderança, pois em atividades em grupo não existe um líder formal, todos têm a oportunidade de liderar o grupo de acordo com a situação.
  5. Promove uma maior interação entre os participantes e o facilitador, assim todos aprendem, inclusive quem está facilitando o encontro.
  6. Aumenta a retenção, pois os participantes têm a oportunidade de refletir sobre o conteúdo, repetir o que foi ensinado e entender a sua aplicação na prática.
  7. Aumenta a autoestima dos participantes, pois eles se sentem parte ativa do treinamento e percebem o quanto a sua opinião e seus conhecimentos são relevantes.
  8. Aumenta a responsabilidade dos participantes, pois eles se tornam corresponsáveis por seu próprio aprendizado.
  9. Permite que os participantes tenham contato e entendam diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto.
  10. Prepara os participantes para as situações reais que irão enfrentar em seus ciclos sociais e no trabalho.

Como você poderia tornar seus treinamentos e aulas mais colaborativos?

Anúncios

2 comentários sobre “Aprender é um esporte colaborativo!

  1. Boa tarde!

    Sou aluna do curso de Pedagogia e
    Aprendizagem Cooperativa será meu tema de TCC, gostei muito do vídeo e gostaria muito de receber mais orientações sobre o tema, desde já agradeço.

    Fernanda.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s