7 erros que você não quer cometer na sua próxima apresentação

Eu sempre digo e repito que um treinamento ou aula não é uma apresentação, eles são coisas diferentes, em uma apresentação normalmente uma única pessoa fala a maior parte do tempo e o restante está lá para ouvir, absorver e contribuir quando for convidado. Já aulas ou treinamentos devem ser experiências de construção de aprendizado, muito mais interativas, onde o professor ou treinador assume uma postura muito mais de facilitador, do que de apresentador.

 

Porém, mesmo sendo coisas diferentes, existem momentos em que o facilitador precisa apresentar verbalmente um conteúdo, seja durante um treinamento ou para vender a ideia desse treinamento.

 

Para ajudá-los nesses momentos em que uma apresentação verbal (e muitas vezes acompanhada de slides) é necessária ou parece ser a melhor opção, listamos os maiores erros que você pode cometer em uma apresentação:

 

  1. Você ser o centro das atenções

 

Muitas pessoas na hora de fazer uma apresentação, seja de um produto, projeto ou mesmo o conteúdo em um treinamento focam demais nos seus diferenciais, no que seu produto ou ideia pode fazer, no seu ponto de vista ou experiência. Porém, esse tipo de abordagem pode distanciar a sua audiência, que fará para si mesma a pergunta: “e eu com isso?”.

Tenha em mente que a sua fala deve ser sempre “sobre eles” e nunca apenas “sobre você”.

 

Uma boa estratégia para se conectar com a sua audiência e despertar interesse, é mostrar que você os conhece, sabe quais são seus problemas e desafios e fazer a conexão entre o seu conteúdo e as necessidades dessas pessoas.

 

  1. Esquecer que o corpo fala

 

Não se esqueça da sua linguagem corporal, postura e gestos irão comunicar tanto quanto suas palavras. Movimentação também é algo importante, o nosso cérebro precisa de movimento para ficar alerta, portanto evite permanecer em uma única posição durante toda a sua apresentação, explore o espaço. Mas cuidado, não fique andando de um lado para o outro durante toda a apresentação, isso demonstra nervosismo e distrai as pessoas.

 

  1. Esquecer das expressões faciais e do olhar

 

Sorria, essa é uma ótima maneira de se conectar com as pessoas e mostrar que você é uma pessoa aberta e acessível. Todos se sentirão mais confortáveis de fazer perguntas para um apresentador sorridente.

 

Não se esqueça de distribuir o olhar para todos os presentes, não foque em uma única pessoa ou em um ponto ao fundo da sala.

 

  1. Não colocar emoção na fala

 

A sua voz é a sua grande ferramenta para se conectar com a sua audiência no momento da apresentação. Cuidado para não falar baixo demais, devagar ou rápido demais ou ainda não variar o tom e o ritmo da sua voz.

 

A sua voz deve acompanhar o seu discurso, transmitindo emoção e evitando que a sua fala fique monótona.

 

Articule com cuidado cada sílaba, varie o tom e o ritmo da sua voz e enfatize palavras importantes, isso ajudará a manter as pessoas engajadas com o seu discurso e facilitará a compreensão.

 

  1. Fazer uma apresentação muito longa

 

Nosso tempo de atenção em um único tópico é limitado. Programe a apresentação do conteúdo em pequenos blocos de no máximo 20 minutos, intercalando com atividades, reflexões, vídeos e discussões em grupo.

 

  1. Não adequar a linguagem

 

Procure sempre conhecer bem o seu público e o nível de conhecimento deles sobre o assunto, utilize a linguagem e o nível de profundidade adequado para o grupo.

 

Cuidado com termos muito técnicos, eles podem fazer com que a sua audiência não entenda o que você está falando e perca o interesse na apresentação. Se precisar utilizar um termo técnico e não tiver certeza que todos o conhecem, explique o seu significado.

 

  1. Ser escravo do slide

 

Sua apresentação não pode depender exclusivamente dos slides. Ensaie seu discurso e se precisar de uma “colinha” tenha um ponto de apoio reserva, como por exemplo itens no flip chart ou uma ficha com os pontos principais. Assim, se você ficar sem power point não precisa interromper a sua apresentação.

 

Ps.: não leia os slides, a sua audiência provavelmente sabe ler.

 

Agora que você já conhece os principais erros é só deixar o estado de alerta ligado para não os cometer na sua próxima apresentação. Treinar bastante também irá ajudar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s