Falando em Geração Millenium…

Já somos o segundo maior segmento da força de trabalho mundial. Temos 36 anos ou menos. Somos, em grande parte, dependentes de nossos celulares. Conhecidos por mudarmos de trabalho com frequência, sem apego! Reconhecidos por nosso apetite tecnológico e capacidade de resolver problemas.

Somos os “millennials”!

Com certeza, se você é líder em uma empresa quer entender como atrair, motivar e reter essa geração, que não está disposta a trair os seus valores por um cheque no final do mês.

Segundo uma matéria publicada no Blog Delivering Happiness, existem alguns itens  relacionadas com a liderança e a cultura das organizações que são fundamentais para a Geração Millenium:

PROPÓSITO

A Geração Millenium é conhecida por seu desejo de encontrar propósito e significado no trabalho. Para quem cresceu vendo o mundo se transformar em altíssima velocidade, com crises globais e mudanças climáticas, buscar o equilíbrio entre vida e trabalho e ter a certeza que seu trabalho irá impactar positivamente o seu entorno, são necessidades básicas a serem atendidas pelas empresas.

Se por um lado existe a busca por significado, por outro, ironicamente, a geração é a força de trabalho mais desengajada (71% de desengajamento). Segundo pesquisa realizada pela Gallup, apenas um terço dos Millennials sentem que a missão ou propósito das empresas em que estão trabalhando, geram significado para seu trabalho. Por não encontrarem significado, eles acabam por se desconectar do trabalho, deixando de lado a lealdade ao time, a colaboração e até mesmo a qualidade.

A liderança é uma peça fundamental para solucionar esse problema. As empresas precisam desenvolver líderes inspiradores, que ajudem essas pessoas a conectarem o seu propósito pessoal com o seu trabalho. Isso os fará progredir e desenvolver a sua capacidade de se motivar. Segundo a Gallup, é possível aumentar o engajamento para esse grupo entre 14% – 67% apenas trabalhando o alinhamento da missão.

03 ALAVANCAS DA FELICIDADE

Outro fator para ter sucesso com os Millennials é aplicar as 03 Alavancas da Felicidade, elementos extraídos da ciência da felicidade:

PROGRESSO

Criar um ambiente de progresso significa incluir:

– Recompensar por comportamento;

– Reconhecimento social;

– Feedback;

– Oportunidades de crescimento e aprendizado.

59% dos Millennials dizem que “oportunidades de crescimento” são um fator decisivo na escolha de uma oferta de emprego.”

A missão de trabalhar progresso não está restrita aos muros da empresa, para realmente engajar essa geração é preciso englobar o desenvolvimento pessoal ao profissional, acabando com a ultrapassada divisão entre vida pessoal e profissional e reconhecendo que somos seres integrais.

Programas de mentoria são uma maneira muito produtiva de garantir progresso e aprendizado, ao mesmo tempo que conecta gerações.

CONTROLE

Esse item está relacionado com autonomia. Essa geração busca estar no controle de suas vidas profissionais. O segredo aqui é fornecer o senso de controle, que pode ser desenvolvido através de:

– horas flexíveis de trabalho;

– direcionamento de carreira;

– escolha do nome do cargo;

– possibilidade de opinar em decisões que impactam diretamente na pessoa;

– transparência e acesso à informação.

Millennials não querem chefes e sim coaches, que se importam com o seu desenvolvimento e que lhes ajudam a crescer, em uma relação baseada na confiança.

Aqui fica uma dica simples: faça com a sua equipe um plano de autodesenvolvimento de 6 meses, com metas claras e tarefas a serem desenvolvidas, colocando eles no comando de seus próprios “barcos”. Ajude sua equipe a alcançar suas metas, acompanhe de perto e recompense aqueles que conquistarem seus objetivos, alimentando o senso de progresso ao mesmo tempo que lhes oferece controle.

CONECTIVIDADE

Essa é a cola invisível que sustenta as relações, os projetos e as organizações juntos, aumentando a empatia, o trabalho em equipe, a resiliência pessoal, e consequentemente, o sucesso. Quando as pessoas se sentem conectadas, eles lutam por seu sucesso pessoal e pelo sucesso da equipe.

Mesmo essa sendo a geração mais conectada através das redes sociais e da internet, existe uma oportunidade para as empresas promoverem conexões mais profundas entre as pessoas. Ações simples podem ajudar, como por exemplo: estimular a troca entre diferentes departamentos e gerações em eventos sociais e de aprendizado. Encorajar líderes e colaboradores a oferecem aulas uns para os outros ou a fazerem um café da manhã comunitário. Ou ainda, incentivar as conexões pessoais começando suas reuniões com perguntas provocativas como: “qual era o seu sonho de infância?”. Ao fazer isso, você verá a conexão e a confiança entre as pessoas crescerem, gerando colaboração, produtividade e inovação como consequências.

Mesmo tendo como foco desse post as necessidades e demandas da Geração Millenium, preciso concluir o texto dizendo que a base para criar uma cultura organizacional forte é um propósito claro e que se traduza nas ações do dia a dia, esse é o ingrediente secreto para satisfazer as principais demandas e expectativas de todas as gerações.

Como a Geração Millenium está impactando a sua empresa? E o modelo de liderança? Queremos muito ouvir os desafios e experiências de cada um de vocês.

 

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