Quem são seus concorrentes?

Concorrência é um assunto que sempre permeia as salas de reunião de qualquer empresa. Determinar quem são seus concorrentes, estudá-los, entender suas estratégias e se preparar para estar sempre um passo a frente é a meta de muitas empresas.

Mas o questionamento que venho trazer hoje é o seguinte: quem são os seus concorrentes?

Provavelmente, a primeira resposta que veio a mente de muitas pessoas foi: empresas que atuam no mesmo segmento, atendendo o mesmo público-alvo, com produtos e serviços que entregam um valor semelhante para os clientes, que resolvem um mesmo problema.

Ok, essa é uma resposta aceitável, mas não é a resposta que manterá a sua empresa competitiva e os seus clientes fiéis a você.

O Livro Nos Bastidores da Disney, de Tom Connellan, traz uma definição bem mais interessante e desafiadora sobre concorrência, segundo o autor, corrente é toda a empresa com a qual o seu cliente te compara.

Isso significa que o seu cliente pode estar comparando  a qualidade do seu atendimento com a Disney ou o design dos seus produtos com a Apple, mesmo que você fabrique e venda calçados de luxo.

Por isso, a sua atenção aos detalhes e a qualidade da experiência proporcionada ao seus clientes deve ser prioridade, é isso que fará o seu cliente se encantar, voltar a consumir e te recomendar.
As pessoas não compram produtos ou serviços, elas compram experiências autênticas que resolvem seus problemas e que realizam para elas tarefas que precisam fazer, não se esqueça disso!
Além disso, outro fator que reforça essa teoria sobre concorrência é o fato de que as  pessoas têm apenas uma quantidade limitada de tempo, dinheiro e atenção, sendo assim, qualquer outra empresa que possa conquistar o share of time, o share of wallet ou o share of attention do seu cliente é sua concorrente.
O segredo aqui é entender profundamente o seu cliente:
  • quais outras marcas ele consome?
  • que tipo de experiência de consumo está acostumado a ter?
  • quais são as suas principais tarefas? quais os problemas estão no topo da sua lista?
  • e, principalmente, qual a expectativa que ele tem em relação a sua empresa?
A qualidade percebida pelo cliente é uma equação simples entre a expectativa que ele tem e o que você realmente entrega. Se o saldo for negativo, isto é, a expectativa foi superior a entrega, esse cliente ficará extremamente insatisfeito e, provavelmente, não voltará a consumir e fará um marketing boca a boca negativo sobre a sua empresa.
Se o saldo for zero, isto é, você entregar exatamente o que prometeu, se a expectativa estiver alinhada com a entrega, esse cliente ficará satisfeito, mas sem garantiras de voltar a consumir ou falar bem da sua empresa.
Agora, quando o saldo é positivo, quando você entrega mais do que prometeu e a experiência do cliente com a sua empresa superar as expectativas dele, ai sim você está no jogo. São nesses casos que os clientes se tornam fiéis a uma marca e se sentem motivados a promovê-la.
E então, quem são seus concorrentes? E qual a expectiva dos seus clientes em relação a sua empresa?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s